Falando de Laço: Vote sim, se quiser apoiar os rodeios como patrimônio cultural imaterial do Brasil

Páginas

Vote sim, se quiser apoiar os rodeios como patrimônio cultural imaterial do Brasil




(Do Dr. Capitão Augusto) Eleva o Rodeio, bem como suas manifestações artístico-culturais, à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O Congresso Nacional Decreta:

Art. 1º Esta lei eleva o Rodeio, bem como suas manifestações artístico culturais, à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Art. 2º O Rodeio, bem como suas manifestações artístico-culturais, passam a ser consideradas integrantes do patrimônio cultural imaterial do Brasil.

 Art. 3º Para efeitos desta lei, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil:
I – montarias;
II - provas de laço;
III - apartação;
IV - bulldog;
V - provas de rédeas;
VI - provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning
VII - vaquejada;
VIII - paleteadas;
IX - e outras provas típicas, tais como Queima do Alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICAÇÃO 

Rodeio é uma atividade que provém de atividades de trabalho das fazendas. É praticado em vários países do mundo principalmente onde há uma pecuária acentuada tais como Estados Unidos, Austrália e Brasil. Mas também é praticado no Canadá, Itália, França, México e em vários países da América Latina.

O que é praticado na zona rural foi "transportado" para as arenas, transformado em esporte e por consequência passou a ter regras, nas quais o Bem Estar Animal é prioridade máxima.

Há duas Leis Federais sobre o assunto:

1) 10.220 de 11.04.2001 - Considera o peão (prefiro o termo competidor) de rodeio Atleta Profissional.

2) 10.519 de 17.07.2002 - Normatiza a Promoção e Fiscalização da Defesa Sanitária Animal.

Pessoal, no meu entendimento esse projeto e essa votação tende a defender a realização dos rodeios e atividades relacionadas, conforme estão citadas acima. Se votar sim estaremos contribuindo com o projeto. 

Se votar não, estaremos dando oportunidade aos ambientalista que querem proibir os rodeios e eventos similares. Conforme emenda abaixo do Deputado Federal Ricardo Tripoli. 

Projeto 2086/2011

Se tiver duvidas é só clicar nos links. 

Um comentário:

  1. perderam feio. rodeio never Ministério do meio ambiente Wins.

    ResponderExcluir